English English Portuguese Portuguese

Filmes do Curta Por Aí desta sexta (12) abordam protestos e conflitos sociais

Neste mês de março, o Curta Por Aí estende o tapete vermelho para todas as mulheres que compõem o audiovisual pernambucano e brasileiro. Nesta sexta (12), Moema França apresenta os curtas “Rolê no Centro” (2018), dirigido por Clara Chroma, “Reflexo” (2016) e “Corpos Políticos” (2016), do coletivos Mulheres no Audiovisual em Pernambuco (MAPE).

As produções fazem uma reflexão, cada uma de sua maneira, sobre a ocupação da cidade e as relações sociais. Em “Rolê no Centro”, a narrativa parte do protesto dos moradores de Pindamonhagaba, no interior de São Paulo, com a queima do presépio natalino nas vésperas das festas de fim de anos. Já os dois curtas do Mape trazem os protestos que levaram milhares de mulheres às ruas das principais capitais brasileiras, em 2016, contra o machismo e a cultura do estupro.

Os curtas fazem parte da curadoria de filmes do Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (Fincar), que vem atuando na luta pelo fim do assédio, por mais representatividade de gênero na tela do cinema e mais acesso aos fundos públicos para produção de filmes. Confira a seleção de curtas do episódio:


Curta Por Aí

Sexta (12), às 19h

Sintonize nossos canais digitais: Recife: 46.1 | Caruaru: 12.1 | Petrolina: 13.1

Compartilhe em: