English English Portuguese Portuguese

Saiba tudo sobre a nova programação da TV Pernambuco

A nova grade de programação da TV Pernambuco concentra o melhor conteúdo produzido pelas TVs públicas do Brasil, com manhãs ocupadas pela grade da TV Brasil com o TV Animada e uma série de programas educativos infanto-juvenis. Com a filiação à TV Cultura, a emissora pernambucana ganha mais jornalismo, mais esportes e uma série de programas culturais consagrados ao longo dos anos e reconhecidos internacionalmente. 

Com novidades também na produção de conteúdos locais, a educação, informação e serviços de interesse público estão garantidos na programação. O jornalismo foi retomado depois de mais de duas décadas, com o Notícia da Hora e o Repórter Pernambuco. A emissora também prevê a reestreia do Pernambuco Hoje, telejornal  que marcou época no estado. 

O cinema e a música também não ficam de fora com o Amplifica, programa semanal de divulgação de artistas contemporâneos do Estado, e o Curta por Aí, que faz um passeio pela produção audiovisual destaque nos festivais e mostras de cinema do país. A atração estreará uma nova temporada em janeiro.

Com mais de 100 horas mensais de aulas ao vivo, o projeto Educa PE, realizado em parceria com a Secretaria de Educação, vai ao ar de segunda a sexta, levando conteúdos para o Ensino Médio de uma forma democrática e acessível, considerando esses tempos pandêmicos. Outras parcerias com universidades, emissoras públicas do Nordeste e sociedade civil também fazem parte da nova programação.

Estão no ar o Giro Nordeste e Univerciência, programas produzidos pelo Fórum de Emissoras Públicas no Nordeste; o TV Direitos Humanos, produzido em parceria com a Unicap; e o Tudo do Campo, em parceria com o Instituto Agroeconômico de Pernambuco (IPA). A emissora exibe ainda dois programas propostos pela sociedade civil: Cantoria na TV, que mostra repentistas de Caruaru e região; Trilhas da Democracia,  que fala de cidadania e política;  e o Que Danado é isso? sobre as novidades do universo virtual.  

“O grande desafio pra gente tem sido harmonizar produções tão diversas e, por isso mesmo, com tanta riqueza numa grade que chegue redondinha para o telespectador”, destaca o diretor de Jornalismo, Programação e Produção da TVPE, Camerino Neto. O resultado é  uma vasta programação que contempla desde conteúdos educativos e infantis, perfil que não se percebe nos outros canais abertos, até produtos experimentais, como é o caso dos curtas produzidos a partir do Edital de Comunicadores Populares.

 

“Este movimento consolida o espaço que a emissora mantém aberto para produções locais e para conteúdos que reforcem os princípios que são caros à comunicação pública, como a cultura, a cidadania, os direitos humanos, entre outros”, conclui Neto. 

Para além da programação diária, a emissora também mantém campanhas institucionais sobre temas como inclusão, combate ao racismo, primeira infância e diversidade. 

Compartilhe em: