English English Portuguese Portuguese

Nova parceria exibe programa produzido por estudantes de jornalismo da Unicap, no Recife

ACORDO UNICAP TVPE

A partir de setembro, a TV Pernambuco e a Universidade Católica de Pernambuco passam a firmar um acordo de mútua  cooperação, com a exibição do programa TV Direitos Humanos e um programa de estágio supervisionado na TV pública.

O acordo foi feito por meio da Cátedra UNESCO/Unicap de Direitos Humanos Dom Helder Câmara, Cátedra Luiz Beltrão, Escola de Comunicação e curso de Jornalismo. Participaram da cerimônia o diretor-presidente da TVPE, Ivan Júnior, e reitor Pe. Pedro Rubenscom.

A proposta é desenvolver ações conjuntas relacionadas à educação, produção, pesquisa, divulgação, distribuição, transmissão e veiculação de conteúdo de rádio, TV e Internet, bem como a promoção e difusão do programa TV Direitos Humanos (TVDH).

O programa TVDH é um projeto idealizado para propagação de direitos humanos que teve início em 2009 e foi um marco para a Cátedra Dom Helder de Direitos Humanos. O programa é reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) através do programa University Educantion Twinning and Networking Scheme (UNITWIN). O UNITWIN foi lançado em 1992 e passou a integrar um esforço internacional de Educação em Direitos Humanos.

O programa visa estimular a produção de conteúdo jornalísticos à luz dos Direitos Humanos  com o propósito de qualificar ainda mais a formação dos estudantes de Jornalismo à medida que eles têm acesso a uma pluralidade de temáticas. Ao mesmo tempo, exercitam as técnicas jornalísticas em suas rotinas de produção.

Atualmente, o Programa TVDH funciona em ação conjunta com a Escola de Comunicação e o Curso de Jornalismo da Unicap, com realização do projeto de extensão Escola de Educomunicação e Direitos Humanos e o apoio da Cátedra Luiz Beltrão.

A parceria
Além da veiculação do programa TVDH que está prevista no termo de cooperação, o termo prevê a divulgação de programação, ações, transmissões, produtos e conteúdos produzidos pela Unicap, a co-produção de programas e transmissões de rádio, TV e Internet, oficinas e cursos, vagas para os estudantes de Jornalismo matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado.

Participou da solenidade o Pró-reitor Comunitário e de Extensão, Pe Delmar Araújo Cardoso,  além do diretor de Produção e Programação, Camerino Neto. Ainda representaram a universidade e a Unesco: a diretora da Escola de Comunicação da Unicap. Prof. Carol Monteiro; profa Carla Teixeira – coordenadora do Curso de Jornalismo; prof Maria Carolina Maia Monteiro;
profa. Andrea Trigueiro, coordenadora da Escola de Educomunicação e Direitos Humanos – EDUCOMDH e o prof Juliano Domingues, titular da Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação da Unicap.

Compartilhe em: