English English Portuguese Portuguese

TV Pernambuco lança documentário que conta a história da emissora

DOC.37 entrará na grade de programação na terça-feira, 29 de março

 
 
 
 

TV Pernambuco produziu um documentário que vai contar a história dos 37 anos da emissora. O lançamento do DOC.37 acontece na segunda-feira, 28 de março, no cinema do Porto Digital, no Bairro do Recife, apenas para convidados. O material vai ao ar no dia 29 de marços, às 20h. O documentário também será exibido em formato de programas individuais na Semana Santa (de 11 a 15/04), dentro do Repórter Pernambuco, a partir das 12h45.


O DOC.37 voltou ao ano de 1984 para contar a história da fundação da TV Tropical, primeiro nome da TV Pernambuco, uma emissora pública comercial que iria escrever uma importante história no jornalismo do Estado. A princípio, a TV Tropical era afiliada do SBT e produzia programas locais jornalísticos e culturais. Em 1988, recebe o nome definitivo de TV Pernambuco e, no canal 9, passa a viver um grande momento como emissora. Neste período, a TVPE foi filiada à TV Bandeirantes e, posteriormente, à TV Cultura.

TV Pernambuco teve um papel fundamental como emissora de formação de quadros profissionais. Até hoje, as televisões em Pernambuco contam com diversos jornalistas que iniciaram a carreira na emissora pública do Estado. Passaram pela TVPE nomes como Graça Araújo, Stella Maris, Helena Beltrão, Regina Xavier, Marco Cirano, Marilena Breda, Geórgia Kyrillos, Rose Maria, Luciana Mariano, Ivan Junior, atual presidente da TVPE, Bio Antero, Roberto Beltrão, Marcone Prysthon, entre outros. Muitos deles ajudam a contar a história da TVPE com depoimentos para o DOC.37.

O documentário passa por todas as fases da emissora, do auge, entre o fim dos anos 80 até meados dos anos 90, quando competiu diretamente com as demais televisões comerciais do Estado, passando pela crise que praticamente zerou a produção da TV no início dos anos 2000, chegando ao momento atual de renascimento do jornalismo e da produção, da digitalização do sinal e da expansão do alcance, levando a TV a quase todos os municípios pernambucanos.

“Recontar essa história nos traz pelo menos a dois lugares: o primeiro de reverenciar a importância das pessoas que vieram antes; o segundo de entender como o tempo é circular e que as questões e sonhos de 30 anos ainda nos rodam, fazendo que décadas depois a gente tenha que travar batalhas semelhantes, como a luta pela democratização da informação, e o fortalecimento da cultura pernambucana”, defende o diretor de Jornalismo, Produção e Programação, Camerino Neto.


Para o Diretor-presidente, o jornalista Ivan Júnior, a missão da TV Pernambuco é integrar todo o Estado levando aos pernambucanos conteúdos educativo, cultural e informação de qualidade, criando uma via de mão dupla em que a o telespectador da Região Metropolitana do Recife conheça cada canto do nosso interior, sua história, tradições culturais, festejos, potencial econômico.

TV Pernambuco atualmente está no ar no canal 46.1 da televisão aberta em Recife e na Região Metropolitana. Em Caruaru no canal 12 e em Petrolina no canal 13. Para outros municípios, conferir os canais no site tvpe.tv, onde a TVPE também pode ser acessado por meio de streaming.

Compartilhe em: