English English Portuguese Portuguese

TV Pernambuco traz matérias especiais na Semana da Mulher

O Repórter Pernambuco desta semana, veiculado de segunda a sexta-feira, às 12h45, exibe matérias especiais em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente no dia 08 de março. Os temas trazidos passam pelo voto, ocupação profissional, destaques na arte e fortalecimento do gênero por meio do incentivo a produções de curtas-metragens.

“Abrimos a semana com uma matéria sobre Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, que proporcionou o incentivo à produção de curtas-metragens que trazem as relações de gênero na sociedade, passando por temáticas transversais como as questões raciais, de classe, de orientação sexual, de geração e as diversas formas de existência das mulheres no mundo”, destaca a gerente de Jornalismo Tallita Marques.

Nesta terça-feira (08), será exibida matéria que aborda a liberdade e o pioneirismo que marcaram o trabalho de Tereza Costa Rêgo, uma mulher que deixou um importante legado para as artes de Pernambuco. Tida como o principal nome do modernismo pernambucano, Tereza Costa Rego, falecida em 2020, aos 91 anos, e segue inspirando muitas outras mulheres não apenas nas artes plásticas, mas nas reflexões sobre política, liberdade feminina que rompeu padrões. Um pouco dessa história pode ser conferida na entrevista da jornalista e escritora, Joana Rozowykwiat, neta de Tereza Costa Rego.

A TV Pernambuco não deixou de fora os 90 anos de voto feminino no Brasil, uma conquista importante, mas mesmo com a inserção da mulher em tantos espaços, ainda é subrepresentada. A doutora em ciência política, Priscila Lapa, destaca em entrevista concedida à emissora motivos que explicam a pouca representação das brasileiras na política. A TV Pernambuco ainda traz uma matéria com a primeira mulher subcomandante da guarda Municipal, ressaltando a ocupação profissional das mulheres em cargos tradicionalmente assumidos por homens.


Sinal digital da TV Pernambuco: em Recife, 46.1; em Caruaru, 12.1; e em Petrolina, 13.1.
Transmissão online no tvpe.tv/

Compartilhe em: