English English Portuguese Portuguese

TVPE traz série de reportagens com tema ambiental, de 6 a 10 de junho

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 05 de junho, ficando o mês dedicado ao tema. Em alusão à data, a TV Pernambuco exibe no Repórter Pernambuco – programa jornalístico veiculado de segunda a sexta-feira, às 12h45 -, uma série de matérias com temáticas ambientais locais. As reportagens serão exibidas na semana de 06 a 10 de junho. O tema é uma preocupação da emissora que sempre está trazendo matérias sobre questões ecológicas.

A série traz cinco reportagens, uma em cada dia, sobre os impactos das mudanças climáticas, a degradação da caatinga e o lixo que vira vassouras e que ganha vida em forma de arte. Para assistir é só sintonizar nos canais digitais: em Recife, 46.1; em Caruaru, 12.1; e em Petrolina, 13.1 ou pela transmissão online no  tvpe.tv/ “O jornalismo da TV Pernambuco tem focado na abordagem de temas que provoquem o telespectador à reflexão. Essa série sobre o meio ambiente traz à tona a discussão sobre o futuro que queremos e o que podemos fazer no presente para amenizar os impactos ambientais acumulados ao longo de décadas”, destaca a gerente de Jornalismo, Tallita Marques.

Uma das matérias traz estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com as universidades do ABC e da USP de São Paulo, sobre áreas prioritárias de restauração da caatinga, bioma exclusivo do Brasil, que vem sofrendo desertificação. A repórter Nice Lima conversou com o coordenador da pesquisa, o professor da UFRN, Carlos Roberto Fonseca, que aponta o estudo que foi publicado na Revista Científica Journal of Applied Ecology, alertando sobre a importância da preservação desse bioma para a sobrevivência das espécies que vivem nele.

Em outra matéria, a repórter Paula Salazar traz informações do Projeto Que Árvore é Essa. A Secretaria de Meio Ambiente do Recife alerta para a importância de se escolher a árvore adequada para cada ambiente na hora de plantar, evitando-se assim transtornos futuros. A matéria também destaca que retirar e cortar árvores, sem autorização da prefeitura, pode acarretar multa que vária de R$ 250 a R$ 5 mil.

O Repórter Pernambuco ainda vai mostrar a produção de vassouras ecológicas fabricadas com garrafas pets. O que, normalmente iria para o lixo, vem sendo transformado por mulheres que fazem parte de uma projeto social desenvolvido no bairro de Brasília Teimosa, gerando renda para essas mulheres da comunidade. Outra matéria mostra que o  que parecia lixo também ganha formas e vida nas mãos dos socioeducandos dos Centros de Atendimento Socioeducativos (Cases) do Cabo de Santo Agostinho, Vitória de Santo Antão, Pirapama e Jaboatão. A partir de sucatas, resto de madeiras, de PVC e outros produtos estão surgindo esculturas lindas entre outros artesanatos.

Data –  O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.

A data  tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Repórter Pernambuco
De segunda a sexta, às 12h45

Compartilhe em: